5 de nov. de 2010

As vezes é só vontade de ser burro mesmo.

Eu conheço várias pessoas que as vezes são "burras" por ser. Mas na verdade, eu acho que elas não são burras, elas só sentem necessidade de se sentirem "espertas" e com um "senso crítico" apurado.
Só que eu me pergunto, o que pessoas que não estudaram o mínimo na vida, que não leram o mínimo na vida, tem? Quero dizer, que argumentos essa pessoa tem para criticar alguma coisa?
A esposa do meu pai fez um post no Blog dela falando que Harry Potter é a "Chave para a literatura ATUAL". Bem, eu concordo com ela. E acredito que muitas pessoas também concordem, mas... Eu conheço uma pessoa que achou as palavras da Lari um tanto quanto imbecis. Agora me diga, o que um garoto de 15 anos com o mínimo do mínimo do MÍNIMO de conhecimento sobre literatura (isso se ele tiver algum), sabe sobre literatura clássica?
A Lari disse no Blog dela que Harry Potter é uma obra que ultrapassou barreiras, e vamos concordar que ela está mais que certa. Já que Harry Potter causou muito mais do que o esperado, e é uma obra com linguagem acessível e mesmo assim não deixa de ser boa. Mas esse garoto, que nunca estudou literatura a fundo como a Larissa, que nunca pegou em um livro de Harry Potter ou algum livro que o mundo todo julga clássico, quer simplesmente mostrar que é entendido do assunto, dizendo que Harry Potter é um lixo e que a Lari está errada em dizer que Harry Potter é clássico. Ele é bem estúpido ao ponto de não ler o título "Harry Potter é a "Chave para a literatura ATUAL" e bem idiota para achar que somente as obras gregas da antiguidade são literatura clássica. 
Realmente, não dá muita pena de uma pessoa assim? Pena e raiva, porque ele não passa de um arrogante e idiota que se acha "o entendido" sobre literatura e quer se comparar a uma mulher madura e independente que estudou vários anos na faculdade de Letras.







Garoto: Putz, tu acha Harry Potter clássico? 
Eu, você, meu irmão conseguiriamos 
escrever um livro sobre um mundo 
totalmente inventado. D:

Eu: tá bom, então faça um livro melhor que o da J.K Rowlling, 
aclamado pelos maiores críticos literários do mundo, 
que eu vou dar razão pra voce (:
ou então estude vários anos sobre literatura, 
dê aulas em universidades e escreva um livro que vire febre mundial, 
que eu tbm vou dar a razão pra voce..
Garoto: Náá.. usarei meu talento em computadores, 
escrever livros é freelance demar. 
Eu: ou então descubra o seu lindo talento para 
escrever e aprenda a ler direito, interpretar textos é uma 
coisa que voce deveria saber
porque a Lari não disse que ele é um clássico. 
ela disse que ele se juntou aos clássicos, o que necessariamente 
não quer dizer que ele seja um. nem sempre 
os clássicos são bons. aah.. e claro, aprenda a 
argumentar com maturidade o suficiente. e aprenda a 
ter senso crítico.
















Um comentário:

  1. Se ele acha que clássico é somente obras da mitologia grega está muito enganado! Clássicos são obras que eternizam, PORQUE VALEM REALMENTE A PENA. Agora, se quer discutir Literatura, falaremos em Machado, Oscar Wilde, Virgínia Woolf, Melville, Guimarães Rosa, Cabral, enfim, verá que uma obra literária autêntica se assemelha ao "simples" Harry Potter.

    ResponderExcluir