25 de ago. de 2010

Barbies, outras bonecas e infância perdida.







Barbie. É óbvio que todos sabem o que é isso. É uma boneca, uma boneca que milhares de meninas no mundo todo compravam. E quando eu era criança, brincava o dia inteiro. Sério, eu brincava o dia TODO mesmo... E só parei de brincar de Barbie aos 12 anos. Mas hoje em dia, quando eu falo com uma menina de 12 anos sobre bonecas, parece que elas me olham assim: "Garota, de que planeta você caiu?"

Sabem, eu fico me perguntando onde está a infância! Não vou comentar sobre meninos porque eu nunca fui um menino, então só sei como foi a infância de garotas.
Quando eu era criança eu brincava de boneca, andava de bicicleta, jogava bola, brincava de pega-pega, brincava de casinha, andava de patins, skate (ainda ando) e depois de um dia todo de brincadeiras, eu sentava na calçada e me lambuzava de sorvete de uva e de gelinho. 
Mas quando falo sobre isso para outras meninas que deveriam estar aproveitando a infância delas, elas me olham como se eu fosse um alienígena. 
Eu sinto saudade desses tempos, mas está tudo tão longe... tudo tão distante. Era tudo tão mais simples quando eu era pequena. 
Eu tenho uma amiga, que foi batizada no mesmo dia que eu, e ela mora em Guararapes... Crescemos juntas, e sempre brincávamos juntas. Nós duas sempre fomos como irmãs, e eu passava os dias na casa da minha avó e ficava lá com a Amanda. Ela é como uma irmãzinha pra mim.
E quando eu era criança, eu fiz amizades que perduram até hoje, como a Amanda, a Raphaela, a Marcela... Essas são três amigas de infância, que nunca me deixaram, e sei que não me deixaram nunca. Mas hoje em dia, as meninas não tem mais amigas de verdade. Elas usam as amigas, são interesseiras. Percebi isso em duas meninas hoje na escola. Me assustei um pouco.
Eu queria saber onde é que foi parar a brincadeira de boneca... Quando eu era menor, eu vivia com uma boneca para cima e para baixo, mas hoje em dia meninas da 4ª série estão interessadas em TV, internet, bandas emos e meninos. Eu NUNCA pensei em meninos quando tinha 10 anos! Onde essa juventude vai parar? 

3 comentários:

  1. queria saber onde tudo isso ai parar, sera que no futuro, daqui uns 20 anos, essas meninas vao estar namorando com 7 anos de idade??

    ResponderExcluir
  2. Há 100 anos atrás, meninas da sua idade já poderiam ser mães de família...a infância não existia durante a Idade Média (a pessoa começava a trabalhar, depois de mal aprender andar e falar).
    Logo, não se desespere, porque a infância é uma construção histórica...
    =P

    ResponderExcluir
  3. é, mas na idade média as pessoas morriam novas pra caramba... e ninguém era feliz.

    ResponderExcluir